Thursday, March 22, 2007

Irmãs (um conto muito antigo)

- E aí, como estou?
- Está linda!!!
- Mentira!
- Por que eu ia mentir?
- Sei lá.
- Você é muito insegura, sabia?
- Não sou, não. Mas você ainda não me respondeu...
- O que?
- Estou linda, bonita, normal, feia ou medonha?
- Respondi sim.
- O que foi mesmo?
- Você está linda!
- Ah é! Tinha me esquecido.
- Sei...
- Mas ainda não to gostando. Acho que não fico muito bem de azul. Eu disse pra mamãe que queria rosa!
- Você fica muito bem de azul, combina com os seus olhos.
- Mas eu queria rosa!
- Você é muito chata, sabia? Se eu fosse a mamãe não deixava você ir nessa festa.
- Graças a Deus você não é a mamãe! Você daria uma péssima mãe.
- Por que diz isso?
- Porque você é chata, ranzinza, reclama de tudo...
- Eu não sou chata. Nem ranzinza.
- Mas reclama de tudo.
- De tudo o que? Quem tá reclamando até agora é você.
- Mas eu posso!
- Por que você pode e eu não?
- Por que eu sou bonita e inteligente, quando eu reclamo ninguém se importa, todos querem mais é me agradar.
- Você é muito convencida, sabia? E eu também sou muito bonita e inteligente, viu?!
- Tão bonita que nem tem coragem de ir à festas. Já eu posso ir sem me preocupar, sei que todos os meninos vão me tirar para dançar.
- Se eu fosse, muitos meninos também me tirariam para dançar.
- Então por que não vai?
- Em primeiro lugar porque não gosto de ir a lugares muito cheios e em segundo lugar porque não gosto de dançar.
- Você nunca dançou como pode dizer que não gosta?
- Já dancei sim, tá?!!
- Ah é? Com quem?
- Com o Rodrigo!
- Aquela criança que mora do outro lado da rua? Pelo Amor de Deus!
- Criança nada. Ele tem a minha idade.
- Você também é criança.
- Mas eu sou só um ano mais nova que você.
- E daí? É criança. Ainda brinca de boneca!
- Eu não brinco mais de boneca.
- Tudo bem, de boneca não, mas vive brincando de pique-pega com aquele menino.
- O Rodrigo.
- É! Esse mesmo! Eu não sei o que você vê nesse menino.
- Ele é muito legal.
- Legal, sei... Legal é aquele primo dele que vem aí de vez em quando.
- O João? Ele tem namorada, e ela é muito mais bonita que você.
- Como é que você sabe? Nunca viu ela.
- Vi sim, tá? Ele me mostrou uma foto.
- E desde quando você conversa com ele?
- Desde sempre, ué? Eu estou sempre lá com o Rodrigo. E sempre quando ele vai lá nós três ficamos horas conversando.
- Jura? Você nunca me contou isso.
- Eu não te conto tudo o que acontece comigo.
- E até parece que acontece alguma coisa de interessante com você.
- Acontece sim! Você não sabe nem da metade.
- Hum!!!! O que você está escondendo de mim, hein?
- Não vou te falar, é segredo!
- Então tá, já que você não quer falar.... Mas me conta, o João já falou alguma coisa de mim pra você?
- Aham!
- O que????
- Que outro dia ele estava chegando na casa do Rodrigo e te viu atravessando a rua....
- E se apaixonou profundamente! Eu sabia! Ninguém resiste ao meu charme!
- Posso continuar?
- Claro! Claro!
- Aí, quando você estava atravessando tropeçou e caiu de bunda no chão. Hahahahahahahahahah!!!!!!!
- Mentira!
- Verdade! Se você quiser pode ir perguntar pra ele.
- É claro que eu não vou perguntar pra ele. Morro de vergonha só de dizer “oi”.
- Ué! Você não é tão bonita, tão charmosa, achei que fosse ter certeza de que no minuto em que você falasse com ele, ele se apaixonaria profundamente.
- E ainda acho! Só que se eu for lá falar ele vai achar que sou apaixonada por ele.
- E não é?
- Sou, mas ele não pode saber disso. Se ele souber vai achar que sou muito fácil e vai desistir. Tenho que da uma de difícil, entendeu?
- Não!
- Ai, você não entende nada mesmo!
A mãe entra no quarto.
- Vamos, Joana.
- Vamos mãe, espera só eu retocar o meu batom.
- Mãe, posso ficar acordada esperando a Joana chegar?
- Ela vai chegar tarde, minha filha.
- Eu sei, mas amanha é sábado.
- Tá, tudo bem.
- Pronto. Podemos ir agora. Tchau, Tati. Quando voltar te conto como foi, me espera, viu? Vê se não dorme.
- Pode deixar. Boa festa!
- Obrigada.
- Ah! Joana!
- Sim!
- Você está linda!!!!!
- Eu sei
!

2 comments:

  1. Béla,

    lembro-me desse conto, antigo mesmo! Tão lindo. Já fui meio Joana, acho que agora estou mais pra Tati... Hehehe

    Ok, ok, estou forçando uma identificação... Mas não é esse o maior mérito de todo bom escritor (ou escritora)?

    Beijocas

    ReplyDelete